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05 dicas para aumentar o faturamento da sua clínica

Aumentar o faturamento da sua clínica é o objetivo de qualquer profissional, afinal, é a partir do faturamento que se torna possível crescer, fazer investimentos no ambiente, além de investir também na carreira profissional. Desta forma, planejar o crescimento é importante para manter os gastos cotidianos da clínica e também oferecer as melhores soluções aos pacientes por meio da tecnologia.

À medida que uma clínica cresce, ela passa a conquistar naturalmente mais confiança dos seus pacientes, gerando retornos frequentes e autoridade no assunto. Afinal, todo paciente deseja ser atendido por uma clínica bem recomendada e empenhada em trazer serviços com o que há de mais tecnológico no mercado.

Assim, a busca para aumentar o faturamento da sua clínica deve ser um conjunto de esforços não só para aumentar o lucro em si, mas para conquistar reconhecimento no mercado. A seguir, veja 5 dicas para te ajudar nessa jornada!

1. Tenha um bom planejamento financeiro

A gestão dos ganhos e gastos é chamada de planejamento financeiro. Com os dados no papel, é possível evitar gastar mais do que entra no caixa, além de encontrar margens financeiras para apostar em investimentos. Investir em tecnologias ou em marketing, são investimentos fundamentais para o crescimento da sua clínica, como veremos a seguir.

Uma dica importante sobre o planejamento financeiro é separar o que são os lucros da pessoa jurídica (CNPJ) e o que são os lucros da pessoa física (CPF). Desta forma, é aconselhável que o médico retire um pró-labore, ou seja, um salário pela sua função profissional. Da mesma forma, não é aconselhado fazer retiradas aleatórias no caixa da clínica.

Feito isso, a clínica terá um caixa para arcar com suas despesas fixas, como aluguel, salários e outras contas fixas. Além dessas despesas, a clínica poderá encontrar um valor para realizar os investimentos necessários.

2. Tenha um plano para fidelizar pacientes

Atendimento personalizado e acolhedor é uma das chaves para fazer com que os pacientes voltem a procurar o atendimento da sua clínica. Portanto, invista recursos em estratégias para transformar a clínica em um ambiente acolhedor. A aparência da clínica, sala de espera confortável e atendimento são fatores que influenciam na fidelização.

Além disso, fidelizar pacientes é uma forma mais acessível de aumentar o faturamento da clínica do que conquistar novos pacientes. Phillip Kotler, um professor especialista em marketing, observou em seus estudos que conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que fidelizar os antigos. Portanto, as clínicas que desejam aumentar seu faturamento devem cuidar dos pacientes que já possuem.

Leia também como atrair pacientes para sua clínica médica e se aprofunde neste assunto.

3. Invista em tecnologia

Não é novidade para ninguém que a tecnologia tem avançado e traz soluções para facilitar todas as áreas profissionais. Isso inclui ter equipamentos tecnológicos para a realização de exames e até mesmo para fazer consultas remotas, quando for o caso.

Mas além da tecnologia para o momento do atendimento, o investimento pode auxiliar em outros aspectos da experiência do paciente com a sua clínica. Hoje existem sistemas completos e tecnológicos para a agenda e também o financeiro da clínica, evitando erros humanos e otimizando tempo e recursos.

A tecnologia também auxilia no atendimento ao paciente, que pode contar com menos tempo de espera neste processo. Mensagens automáticas por meio de apps de mensagem e chats no site auxiliam nas primeiras etapas do agendamento. Tudo isso traz impactos significativos na experiência do paciente. Uma clínica tecnológica presta um serviço de qualidade e obtém reconhecimento naturalmente no seu nicho.

4. Invista em marketing com ajuda profissional

Você sabia que existe uma área específica do marketing para clínicas? Estamos falando sobre o marketing médico, um conjunto de técnicas para aumentar o faturamento, melhorar a imagem dos profissionais nas redes sociais, entre outros objetivos.

Hoje, é fundamental investir em marketing digital com estratégias para otimização de sites e presença marcante nas redes sociais. Contudo, como a rotina da clínica é corrida e pode não sobrar tempo hábil para postagens em redes sociais e outras atividades, os médicos podem se beneficiar com a ajuda profissional.

Conheça mais sobre o marketing médico e veja como profissionais podem te ajudar a traçar o perfil do seu paciente e desenvolver seu plano de crescimento.

5. Acompanhe as métricas constantemente

Investir de forma consciente significa acompanhar o retorno sobre o investimento (ROI). Métricas sobre o crescimento são importantes para definir novas estratégias e observar se o que foi empregado até aqui realmente trouxe retornos significativos.

Também é possível acompanhar as métricas por meio de questionários de satisfação dos pacientes e observar questões, como por exemplo, se voltariam a ser atendidos pela clínica ou a indicariam para alguém.

As dicas para aumentar o faturamento da sua clínica vão te ajudar a investir com consciência e realmente ter um resultado positivo. Assim, com uma melhor administração das finanças, marketing efetivo e empatia para fidelizar pacientes, seu crescimento será uma certeza. Conheça nossos serviços e veja como podemos te ajudar a crescer.