Muitos médicos desejam atrair mais pacientes para sua clínica médica, mas ainda não sabem quais são as principais estratégias para conquistar esse objetivo. Hoje, é importante ter estratégias de marketing médico e considerar especialmente a internet como um canal importante para conquistar novos pacientes.
Por isso, selecionamos 8 dicas que podem te ajudar neste desafio. Continue a leitura e entenda como atrair pacientes para sua clínica médica.
1. Tenha um site que transmita seriedade e profissionalismo
Quando alguém busca a sua clínica na internet, qual a primeira impressão que esse possível paciente tem? Pensando nisso, ter um site que transmita seriedade e profissionalismo é muito importante para atrair pacientes para a sua clínica médica.
Um site bem feito, esteticamente agradável, fácil de navegar e atualizado transmite confiança, acolhimento e credibilidade. Portanto, tenha um site e mantenha sempre atualizado com informações relevantes e também aproveite para dialogar com o público. Um blog, vídeos de entrevistas e outros materiais são interessantes, além das informações básicas de contato.
2. Marque presença nas redes sociais
Além do site, as redes sociais são muito importantes para o marketing médico. Os perfis de clínicas e profissionais ajudam na comunicação com o público, que pode conhecer virtualmente um pouco mais sobre sua forma de atendimento e a rotina na clínica. As redes sociais são capazes de transmitir proximidade, identificação e assim moldar os hábitos de consumo. Certamente um perfil atualizado passa mais profissionalismo e confiança.
3. Aposte em conteúdo de valor
As redes sociais e o blog são ferramentas incríveis para dialogar com o seu público. Mais do que apenas conversar, a produção de conteúdo te ajuda a construir autoridade na sua área de atuação. Ou seja, além de atrair público pelo conteúdo, seus leitores também vão construir uma imagem séria sobre o profissional capacitado que você é.
Aproveite para dialogar com uma linguagem mais formal, mas que ainda expresse conhecimento sobre o tema. Traga novidades da sua especialidade médica, curiosidades, acolhimento e aproveite para tirar dúvidas comuns.
4. Ranqueamento no Google
Hoje, a internet faz parte de nossas vidas o tempo todo. Assim, quando alguém precisa procurar um médico, é comum que faça uma busca no Google para descobrir profissionais na sua região. Por isso, o ranqueamento no Google é muito importante. Atualize as informações da sua clínica, como o endereço, telefones, e-mail, site, entre outras. Instigue seus pacientes a fazer uma avaliação positiva, assim os novos pacientes podem observar a qualidade do seu atendimento.
Outra forma interessante de ranqueamento é a partir do seu site e técnicas de otimização de sites – SEO.
Está achando muito complexo fazer o marketing médico para atrair mais pacientes? Então entenda as vantagens de contratar uma agência.
5. E-mail marketing
Uma estratégia antiga, mas ainda muito efetiva é o e-mail marketing. Por meio dele é possível trazer notícias sobre a clínica, novidades da área médica, além de captar novos clientes em ações pelas redes sociais.
Para conseguir uma lista de contatos, solicite o e-mail dos pacientes no cadastro e também pelas redes sociais ou site.
6. Mantenha suas redes sociais sempre atualizadas
Além de pesquisar no Google, as redes sociais se tornaram canais para a busca de profissionais de diversas áreas, incluindo os médicos. Se um novo paciente se depara com um perfil sem atualização, sem horários de funcionamento e um tanto quanto sem graça, são grandes as chances de procurar o concorrente.
Por isso, mantenha um perfil ativo, com informações de contato, endereço atualizado e também horários de funcionamento. É importante trazer uma ótima primeira impressão, além de informar seu paciente em potencial sobre tudo que ele precisa saber antes da consulta.
7. WhatsApp para agendamento rápido
Bem ou mal, o WhatsApp se tornou uma ferramenta de trabalho e faz parte da rotina de todas as pessoas. Além de facilitar o agendamento de consultas, também permite configurações na conta comercial, como o uso de mensagens automáticas com informações relevantes.
Também é possível incluir na descrição os horários de atendimento, especialidades médicas da clínica, telefone fixo para ligar em casos urgentes, endereço, entre outras informações relevantes.
8. Esteja de acordo com o Código de Ética Médica
O Código de Ética Médica faz uma série de exigências para o marketing médico e é interessante consultar antes de executar qualquer ação. Há critérios éticos para a publicidade médica que existem justamente para proteger os pacientes e também trazer mais credibilidade aos profissionais.
Consulte o Código de Ética Médica, a Resolução CFM Nº 1.974/2011 e também o Manual de Publicidade Médica antes de usar qualquer uma das estratégias citadas acima.
Existem diversas estratégias para atrair mais pacientes para sua clínica médica e saber como usar é o que traz resultados. Por isso, contratar uma agência especializada em marketing médico é a garantia de objetivos concluídos com sucesso.
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