Estratégias de Marketing para Escolas – 7 Dicas Fundamentais

Seja em um colégio, faculdade ou escola de idiomas, a prospecção de matrículas depende exclusivamente de uma boa estratégia de marketing e comunicação. Mas, afinal, como iniciar um planejamento para reter os alunos antigos e conquistar novos?

De acordo com especialistas em marketing educacional, o segredo para promover os diferenciais de uma instituição de ensino está em combinar estratégias online e off-line. Por meio de ações publicitárias em ambiente físico e digital, é possível causar uma percepção positiva em seu público-alvo, aumentando as oportunidades de contatos e matrículas.

 

Para tornar o seu planejamento mais fácil, trouxemos 7 dicas de marketing e comunicação para escolas. Confira:

 

  • Faça uma boa segmentação

O primeiro passo para alcançar resultados positivos com o marketing educacional, é definir o perfil de público ideal para sua instituição.  Ao segmentar os tipos de pais e alunos que devem ser atingidos por suas campanhas, é possível garantir uma comunicação mais assertiva e melhores resultados.

Na hora da segmentação considere fatores como: localização geográfica, faixa etária, interesses e objetivos acadêmicos, poder aquisitivo, entre outros critérios.

 

  • Invista na interação via Redes Sociais

Escolas e universidades podem utilizar suas páginas no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn para divulgar conteúdos interessantes e materiais educativos, além de esclarecer dúvidas e interagir diretamente com os alunos.

Quando utilizadas de forma inteligente, as mídias sociais podem tornar a comunicação mais moderna e humanizada, estimulando um contato frequente entre a instituição e seus seguidores.

 

  • Compartilhe depoimentos e histórias de alunos

Essa é uma estratégia poderosa para encorajar estudantes indecisos a fecharem a matrícula. Basta produzir vídeos de depoimentos de alunos que demonstrem satisfação com a instituição, ou de ex-alunos que tenham conquistado uma carreira prestigiada.

Esse tipo de referência é fundamental para que outros estudantes se sintam seguros de escolher a sua instituição para dar continuidade ao aperfeiçoamento acadêmico.

 

  • Trabalhe seu SEO e marketing de conteúdo

Imagine que uma mãe esteja buscando um bom colégio particular para o seu filho e pesquisa no Google pela palavra “colégio particular em Brasília”. Em poucos instantes ela terá acesso a dezenas de resultados que incluem essas palavras em seu conteúdo.

Assim, a grande sacada para gerar novas oportunidades de matrículas é investir em marketing de conteúdo e técnicas de SEO, garantindo que o seu público encontre o seu site nas pesquisas do Google.

 

  • Aposte em mídias “OFF”

Colocar sua instituição de ensino em destaque usando mídias offline, é imprescindível para o sucesso de sua estratégia marketing. Por isso, considere fazer divulgações em outdoors, busdoors e em mídias impressas como folderes, flyers e anúncios em revistas.

Por permitirem uma comunicação mais “palpável”, que pode ser tocada e até levada para casa, essas mídias geram um grande impacto no brand awareness da instituição, isto é, na consciência de marca.

 

  • Invista em convênios e bolsas

Outra estratégia valiosa para aumentar o número de matrículas é estabelecer convênios com empresas e associações.

Por exemplo, uma escola de inglês pode firmar parceria com um colégio particular, concedendo descontos para os estudantes da instituição. Publicar concursos ou editais para concessão de bolsas também é uma ótima forma de tornar a instituição mais conhecida.

 

  • Crie eventos educativos

Convidar o público externo para uma feira de ciências ou sarau de poesia é uma estratégia criativa para divulgação da instituição. Além de atrair pessoas de fora, os eventos educativos se encaixam em diferentes propostas pedagógicas, engajando os alunos em um aprendizado diferenciado.

Amostras de profissões, testes vocacionais e webinars também são ótimas iniciativas para garantir uma comunicação mais dinâmica com potenciais alunos.

Considerando, enfim, que cada escola é um universo à parte, cabe aos diretores escolher as estratégias mais adequadas aos seus objetivos. Se precisar de ajuda, entre em contato com a Conectando Pessoas!