Melhore de dentro para fora: 5 dicas para incentivar a sua equipe

Você investiu na divulgação e no marketing da sua empresa. Quando chega na próxima etapa e consegue fazer com que o cliente vá até você, ele encontra um ambiente com pessoas desmotivadas.

Seja no atendimento, nas salas de aulas ou nas recepções, esse clima organizacional pode ser o suficiente para fazer com que o cliente desista de fechar o negócio. Por isso, separamos 5 dicas para você melhorar a sua organização de dentro para fora e deixar de correr esse risco.

1. Conheça as pessoas que deseja motivar

Cada colaborador possui a sua particularidade. O que pode ser atrativo para um, pode não ser para o outro. Um pode produzir mais quando desafiado, outro pode não funcionar sob pressão, por exemplo. Sabendo o que os motiva, você consegue pensar e planejar suas ações de acordo com o perfil de cada membro da equipe e do time como um todo.

2. Ofereça oportunidades de desenvolvimento

Incentivar o crescimento profissional faz parte das ações de um bom líder. Uma maneira de fazer isso é oferecendo oportunidades para que os colaboradores possam aprimorar suas habilidades e se desenvolver na carreira. Treinamentos, cursos, metas desafiadoras ou investir seu próprio tempo para ensinar alguém são bons exemplos de como incentivar o seu time.

4. Tenha metas claras, tanto para a empresa quanto para os colaboradores 

Saber aonde a empresa quer chegar é muito importante. Mas, qual o papel de cada colaborador nisso? Entre as coisas que mais desmotivam os funcionários é a sensação de estar em um emprego sem futuro e caminhar sem saber para onde. Você pode resolver essa situação estabelecendo metas concretas para estimular o desenvolvimento tanto dos funcionários quanto da organização. 

3. Promova a integração entre as diferentes equipes

Dependendo do tamanho do seu negócio, ele pode ter uma grande variedade de colaboradores divididos em muitas equipes. É essencial que todos estejam integradas e “vistam a camisa” da empresa, ou seja, que realmente se sintam parte dela. Incentive momentos de união entre os seus colaboradores. Promova reuniões em que cada equipe possa expor suas dificuldades e dar sugestões, por exemplo.

É importante destacar que o tópico anterior é um pré-requisito para esse. Afinal, como unir as pessoas por um objetivo ou uma meta que elas não conheçam ou não entendam bem?

5. Solicite e forneça feedbacks

Todos desejam ser ouvidos e se sentir parte das decisões. É importante que os seus colaboradores possuam uma forma de manifestar suas opiniões. Mais do que apenas escutar, você deve deixar claro que as propostas serão sempre estudadas e consideradas como uma possibilidade real.

Da mesma forma, é necessário que você forneça um feedback para eles. É importante que ele seja periódico e construtivo, ou seja, todos os pontos negativos que forem destacados devem vir acompanhados de uma dica de melhoria.