Instagram para médicos: usando a plataforma para divulgar o trabalho da sua clínica

As novas tecnologias vem desempenhando um papel importante para a divulgação dos mais variados tipos de negócios, e as clínicas médicas não fogem à regra. Com a popularização dos smartphones e da internet móvel, boa parte da população está nas redes sociais.

Neste contexto, os meios digitais se tornaram o principal terreno para a divulgação de negócios, e o mais barato para investir em Marketing. Entre as redes mais populares está o Instagram, que registrou em 2019 mais de 1 bilhão de usuários ativos ao mês.

Porém, é importante ressaltar que não basta ter um perfil na rede social para obter sucesso em relação ao público e alavancar seus negócios ou sua influência como profissional na web. É preciso ter atenção a alguns aspectos importantes.

Neste artigo, levantaremos importantes pontos que médicos devem levar em conta na hora de iniciar sua jornada de Marketing Digital no Instagram.

Vantagens do Instagram para a divulgação de sua clínica ou consultório médico

Além de ter a vantagem no volume de usuários, que atualmente ultrapassou a marca dos 50 milhões no Brasil, o Instagram é uma plataforma completamente gratuita para a criação do perfil comercial.

A partir daí, você estará livre para criar conteúdos e levar informações às pessoas. A ferramenta também possui diversas formas de iniciar a comunicação com seu público, indo muito além da publicação de fotografias ou vídeos curtos.

Os Stories, ferramenta inclusa dentro do Instagram, tornaram-se o principal ponto de contato entre marcas e potenciais clientes e pacientes. Ali, o profissional pode interagir de forma mais direta e pessoal com o público, podendo conversar, dar dicas e, até mesmo, fazer transmissões ao vivo onde tira dúvidas dos seguidores.

Além disso, todo o conteúdo gerado no seu Instagram pode ser compartilhado gratuitamente pelos seguidores em seus perfis pessoais, o que ajuda a ampliar sua divulgação.

É importante entender também que a qualidade do conteúdo produzido deve acompanhar o nível de excelência de sua clínica, afinal de contas, é através dele que novos clientes irão conhecer seu trabalho. Atente-se para realizar publicações de fotos ou artes de qualidade.

Tenha atenção às regras de Marketing do Conselho Federal de Medicina

Por mais que estejamos falando de uma rede social, é importante levar em conta as regras do CFM antes de iniciar uma conta para sua clínica no Instagram. Portanto, é importante conhecer sobre o assunto e averiguar quais as proibições. Veja algumas normas que merecem a sua atenção:

  • É proibida a exposição de fotos de pacientes e a divulgação de resultados de procedimentos. Para postagens e peças publicitárias, só podem ser utilizadas fotos genéricas e ilustrativas.
  • É proibido anunciar tratamentos ou equipamentos “exclusivos”. Nenhuma postagem ou peça publicitária pode apresentar frases como “o melhor médico”, “o único tratamento”, “o mais eficiente”, ou qualquer outra expressão que indique superioridade ou exclusividade.
  • É proibida a veiculação de conteúdos comerciais ou qualquer formato de postagem que divulgue preços e condições de pagamento. O ideal é postar somente conteúdos informativos e institucionais.

Confira mais regras para o marketing médico, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM) aqui.

Se você gostou das dicas deste texto e gostaria de aplicar estratégias de Marketing para sua clínica médica, entre em contato conosco.