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Marketing para Médicos e Profissionais da Saúde – 6 dicas imperdíveis para uma estratégia eficaz

O setor da saúde tem experimentado uma expansão considerável nos últimos anos. E com o aumento da competitividade, cresce também a necessidade de estratégias inteligentes para captar novos pacientes e garantir a autoridade da clínica no mercado.

É por isso que o marketing digital tem sido explorado pelos profissionais da medicina, psicologia, nutrição e outras áreas da saúde. Ao investir, por exemplo, na geração de conteúdo online é possível não só atrair novos pacientes ao consultório, mas também aumentar o seu reconhecimento e credibilidade em meio à concorrência.

Se você é um profissional da saúde, confira 6 dicas infalíveis para sua estratégia de marketing:

1. Invista em uma identidade visual elegante

Quando o assunto é marketing médico, o primeiro fator a ser considerado são os elementos visuais como logotipo, cores e tipografia. Todos os materiais digitais da clínica como site, página no Facebook e layout de posts devem ser embasados em um único padrão visual.

Entretanto, na hora de arquitetar a identidade visual de sua clínica ou consultório é recomendado buscar uma agência especializada em marketing médico. Isso porque apenas uma equipe capacitada saberá identificar as melhores combinações de cores e símbolos para projetar uma imagem séria e elegante, que esteja de acordo com as regras do Conselho Federal de Medicina.

2. Não se esqueça do conteúdo e SEO

Seja para pesquisar sintomas ou saber quais médicos atendem em uma determinada região, o fato é que muitas pessoas utilizam a internet para buscar informações sobre saúde.

Assim, o segredo para atrair potenciais pacientes que utilizam o Google é ter uma estratégia de conteúdo e SEO, que colocará o seu site nas melhores posições de pesquisa. Ao apostar em conteúdo relevante e otimizado, seu consultório será encontrado com mais facilidade por aqueles que já estão cogitando agendar uma consulta.

3. Crie um canal no YouTube

O YouTube é o segundo maior canal de consumo de conteúdo em todo o mundo, perdendo apenas para o Google. Isto significa que o seus potenciais pacientes também utilizam essa plataforma para buscar informações sobre saúde.

Gravar vídeos sobre a sua especialidade é, portanto, uma excelente forma de demonstrar experiência e conquistar mais credibilidade. Além disso, você contribuirá com a veiculação de informações confiáveis que serão fundamentais para a manutenção da saúde de muitas pessoas.

4. Tenha presença nas redes sociais

Redes como o Facebook e o Instagram podem ser excelentes canais para interagir com o público, postar dicas de saúde e, claro, captar novos pacientes. Afinal, mais da metade dos brasileiros possui uma conta nessas mídias.

Entretanto, as postagens divulgadas nas redes sociais devem estar de acordo com as regras do CFM, que proíbe qualquer forma de sensacionalismo e autopromoção.  Frases como “o melhor médico” ou “resultado garantido” não são permitidas, bem como a veiculação de fotos de pacientes. Fique atento!

5. Utilize o Whats App como canal de relacionamento

Ter um número de Whats App exclusivo para o seu consultório é uma ótima forma de disponibilizar um canal prático e rápido para agendamento de consultas e esclarecimento de dúvidas.

A ferramenta também pode ser utilizada para enviar lembretes, promoções, campanhas de prevenção, entre outras informações que reforcem o relacionamento e compromisso com seus pacientes.

6. Tenha um planejamento off-line

Folderes educativos, anúncios em revistas renomadas e materiais impressos da clínica também são fundamentais em uma estratégia de comunicação médica. Afinal, o relacionamento entre a clínica e o paciente deve ocorrer principalmente no “mundo real”, em vez de se limitar ao ambiente digital.

É importante ressaltar, porém, que os materiais impressos devem ser pautados na informação, sendo obrigatório conter os dados básicos do médico (nome, especialidade e CRM).

Enfim, para obter melhores resultados, é recomendado investir na combinação de todas as estratégias citadas acima, em vez de trabalhar com táticas isoladas. Clínicas que exploram o poder do marketing digital, respeitando a ética e investindo em um bom planejamento, seguramente terão um excelente retorno. Para saber mais, entre em contato conosco!