BLOG

Métricas de vaidade: evite que elas tirem o foco dos seus resultados

Dentro da estratégia de crescimento das clínicas, as redes sociais online se tornaram um dos principais meios de comunicação para que os negócios tenham visibilidade e construam relacionamento com seus clientes. Porém, para alcançar relevância em relação à concorrência, saber quais são as métricas que realmente importam para a sua marca é fundamental.

As métricas de marketing digital são indicadores muito úteis para que seja possível acompanhar a efetividade e desenvolvimento de uma marca na internet. Ver como os seguidores a percebem e qual a relevância do que é compartilhado na rede, são exemplos do que pode ser analisado. Porém, dentre esses dados, é importante que não haja confusão entre as métricas de resultados com as métricas de vaidade, já que a última não é eficiente e pode trazer prejuízo para o negócio.

Mas o que são métricas de vaidade?

A vaidade faz parte da dinâmica nas redes sociais online. Quando um usuário publica uma foto no Instagram, por exemplo, espera-se que esse post seja admirado pelos seguidores. E o resultado dessa ação vem em forma de likes, de comentários e de elogios.

Esse comportamento de “ser admirado” pode ser muito bom para inflar o ego do publicador do post, mas, no caso de clínica, isso não é produtivo. Isso porque a admiração, se não for trabalhada de forma estratégica, não resulta em aquisição de clientes/pacientes. Em geral, mais vale ter uma base de seguidores pequena e fiel a um público gigantesco que não se tornará cliente efetivo. 

Em outras palavras, métricas de vaidade mostram quantidade sem qualidade. É improvável que vão ajudar uma empresa a tomar decisões estratégicas, embora, é claro, sejam um tanto sedutoras. 

Veja 2 exemplos de métricas de vaidade:

1. Quantidade de seguidores

Há páginas de empresas nas redes sociais que contam com uma base de seguidores ultrapassando as centenas de milhares de pessoas. Para um negócio de pequeno ou médio porte, por exemplo, esse número poderia parecer um dado impressionante a ser alcançado. Acontece que, nesse contexto, excluindo-se as contas fakes e robôs, o nível de usuários ativos costuma ser bem inferior. 

Na realidade, o que é preciso observar é o nível de engajamento que esses usuários têm com a empresa. E ir além, não apenas o engajamento na internet, mas também o que deve ser gerado em termos de aquisição e vendas.

2. Curtidas e comentários

Digamos que suas publicações no Instagram resultem bastante interação dos seguidores: muitos comentários, quantidade de likes expressiva e alto número de compartilhamentos. Novamente, é difícil avaliar o sucesso de um post baseado apenas nesses dados.

Você saberia responder, estrategicamente, por que os “fãs” reagiram a essas postagens? Eles acharam o seu conteúdo importante ou gostaram do título do post? Será que foi a foto engraçada sob a chamada na arte? 

O que uma empresa precisa é aquisição de clientes/pacientes!

Não entenda que as métricas de vaidade são inúteis. Todo comportamento do seu público na internet serve de termômetro para avaliar a imagem da sua marca, em linhas gerais. O fato é que elas precisam ser analisadas junto com outros indicadores de desempenho. Os KPIs (do inglês, Key Performance Indicator) são números objetivos e mensuráveis, que justificarão o aporte de recursos financeiros alocados na estratégia de Marketing Digital.

Para começar qualquer estratégia na internet, você precisa fazer o exercício de compreender a sua real influência no segmento em que seu negócio atua. Avalie o cenário digital do mercado, como seus concorrentes estão atuando e como sua empresa será inserida nele.

Em seguida, defina objetivos para cada ação de Marketing Digital iniciada. Nem sempre a meta final será aquisição de clientes/pacientes. Talvez, em um primeiro momento, seja preciso dar visibilidade a sua marca atuando com ações de branding (sempre focada no público correto, já pensando nos resultados futuros).

Existem outros passos que precisam ser seguidos antes, durante e depois para uma estratégia de sucesso na internet. Mas, não se esqueça, que a avaliação das métricas de vaidade e dos KPIs devem andar em paralelo para saber qual a efetividade das estratégias e o quanto estão rendendo mensalmente.

Em resumo, tenha o suporte de uma empresa especializada em marketing digital para ajudá-lo nessa jornada. Um time profissional conseguirá identificar os desafios com mais clareza, trabalhando as métricas de vaidade estrategicamente para o sucesso dos seus objetivos profissionais. 

Quer saber mais? Agende um call conosco:

Conectando Pessoas

Brasília –  (61) 3965-6766

São Paulo –  (11) 3230 6768