Telegram para médicos

Um dos maiores fenômenos do século XXI são as redes sociais e os aplicativos de mensagens, que criaram oportunidades incríveis de pessoas se unirem, mesmo estando longe uma das outras no aspecto físico, muitas vezes até mesmo em outros países.

Com o passar do tempo e o melhor entendimento do funcionamento destes dispositivos, brotaram grupos para tratar de determinados assuntos. Não é diferente com as áreas profissionais. E, entre elas, a área médica.

Neste texto, vamos falar especificamente sobre um aplicativo de mensagens cada vez mais utilizado: o Telegram. De que forma esta ferramenta aproxima e ajuda o trabalho dos médicos?

Possibilidade de trocas de ideias e ajuda mútua

Com o passar do tempo, naturalmente, surgiu uma série de grupos para tratar de assuntos profissionais relacionados à profissão médica. E são muitas as vantagens neste aspecto.

Primeiro, porque a integração faz a própria atividade evoluir. Com várias cabeças juntas, torna-se mais fácil a criação de ideias em busca de crescimento.

Além disso, um médico tem a oportunidade de compartilhar uma experiência recente, pedir conselhos e servir como exemplo para casos semelhantes que ocorram com outros, mesmo que em uma cidade distante.

Obviamente, é preciso cuidado, já que, muitas vezes, estes grupos se tornam fontes de informações equivocadas, ou que perdem seu sentido inicial após uma série de compartilhamentos.

Ainda assim, é uma possibilidade única de aprender com pessoas que estejam em outros locais, vivendo realidades diferentes.

E, além das mensagens, existem recursos como os compartilhamentos de links e vídeos, que também podem aumentar o banco de dados e informações sobre diversos temas, ainda mais em uma área tão vasta como a Medicina, que se depara com novidades a cada instante, como:

  • Medicamentos inéditos;
  • Doenças que aparecem de repente;
  • Entre outras mutações.

Isso tudo, sem falar nas possibilidades que se abrem, por exemplo, para donos de clínicas e responsáveis por organizações médicas, que podem abrir um grupo no Telegram para informes oficiais, debates e instruções gerais, entre várias outras possibilidades.

Isso, sem falar na vantagem de se conseguir um bom networking, entre pessoas, clínicas, hospitais e afins, deixando a categoria mais unida.

Estudantes também se beneficiam

Procurando por exemplos de grupos de Telegram, será possível também encontrar aqueles destinados aos alunos de medicina, de várias universidades e faculdades diferentes. Neste caso, a importância é diferente, mas tão grande quanto.

Compartilhamento de estudos que tragam conhecimento a quem ainda está se formando é uma das vantagens. Ainda é possível abrir o leque de contatos para futuras aberturas de espaços no mercado, já que os jovens também precisarão de experiências práticas para se formarem completamente.

Estas são algumas das utilidades dos grupos de Telegram para médicos. A maioria das pessoas, hoje em dia, já está integrada ao mundo dos aplicativos de mensagens.

Ainda assim, é importante que entendam a relevância de utilizá-lo não só para lazer e amigos, mas também como ferramenta de crescimento e conhecimento profissional. Muitas oportunidades podem ser perdidas se não houver interesse das pessoas em utilizar este tipo de dispositivo digital.
Quer saber mais sobre o Marketing Médico? Aqui fornecemos 6 dicas de acordo com o Conselho Federal de Medicina, confira!