Tendências para o marketing médico

O marketing médico é uma das áreas do marketing que mais cresceu nos últimos anos. Uma vez que a maioria dos profissionais trabalha por conta própria, atrair novos pacientes é essencial para manter a agenda cheia.

Com a chegada de um novo ano, é o momento de analisar o que mudou e o que estará em alta. Confira 5 novidades e tendências do marketing médico para este ano:

1. Conteúdo com respostas completas

O marketing de conteúdo sempre teve um lugar especial no marketing médico. Para 2020, esta situação permanece relevante e merece uma atenção extra. Afinal, é comum pacientes irem ao Google para decifrar os sintomas que sentem ou para tirar dúvidas sobre alguma enfermidade. E com a enorme quantidade de fake news sobre saúde, as pessoas estão em busca de fontes confiáveis nessa área e você pode se tornar uma delas.

Por isso, ter um blog com textos que respondam aos principais questionamentos dos pacientes da sua especialidade é importante para conseguir mais acessos e ganhar a confiança deles. Invista em uma linguagem acessível e um conteúdo direto e informativo para agradá-los ainda mais. O Ministério da Saúde, por exemplo, esclareceu mais de 11 mil dúvidas em um ano com o Canal Saúde Sem Fake News. Imagine quantas dúvidas você poderia esclarecer e quantas pessoas poderia alcançar ao se tornar uma referência na sua área? 

2. Conteúdos em áudio

Os podcasts estão em alta! Conteúdos em formato de áudio estão cada vez mais famosos por que, hoje em dia, os usuários não tem tempo de parar para ler. 

Isso não significa abandonar os textos, pois eles são importantes para os mecanismos de busca. O ideal é combinar os dois, transformando seus artigos médicos em áudios, por exemplo. 

Precisa de inspirações? Já existem alguns exemplos de podcasts médicos de sucesso que comprovam como essa tendência é útil, confira:  PQU PodCast, MedCast e Pausa para a Saúde.

3. Os vídeos permanecem em destaque

Em 2020 podemos esperar uma valorização de conteúdos explorados em vídeos. A maioria das pessoas já passa mais de uma hora por dia vendo vídeos de variados assuntos. Mais do que estarem simplesmente dispostas a assistir conteúdo médico, elas buscam ativamente por vídeos deste tema.

Um bom vídeo é capaz de influenciar o espectador a marcar uma consulta. Mesmo que não seja imediato, no mínimo ganhará novos seguidores que acreditam no seu profissionalismo. A longo prazo, a publicação de vídeos periódicos pode aumentar sua lista de pacientes leais.

Essa tendência é especialmente útil se o seu objetivo é conquistar autoridade e se tornar uma referência na sua especialidade. Além de vídeos para leigos, você pode produzir cursos e materiais recheados de informações para outros médicos, também. Confira alguns exemplos: Canal Médico, Saúde da Mulher e Doutor Ajuda.

4. Crescimento de sites médicos

Um bom site médico com listas e descrições dos profissionais e dos serviços oferecidos pode render novos pacientes tanto quanto uma recomendação de um conhecido.

Por isso, gaste um tempo cadastrando suas formações e especialidades nas principais plataformas para conseguir mais visibilidade. Avaliações também são fundamentais, então vale estimular que os pacientes deixem suas opiniões nestes sites, principalmente os que souberam de você por lá.

Mas, atenção: não basta somente ter um site. Ele precisa ser otimizado e possuir boas palavras chaves para estar no topo das pesquisas do Google. Confira aqui algumas dicas e explicações sobre a otimização de site e SEO.

5. Notícias e comentários nas redes sociais

As redes sociais continuam sob os holofotes do marketing médico. Como um canal com amplo acesso, possuir uma ou duas delas é imprescindível para manter o contato com seus atuais e potenciais pacientes. O destaque neste sentido para 2020 é o reconhecimento das redes como espaço para circulação de informações.

Infelizmente, há uma grande difusão de notícias falsas de pessoas não qualificadas, mas a melhor forma de combatê-las é com a verdade. Os médicos podem se valer deste papel para divulgar artigos científicos e corrigir mitos e boatos com a sua experiência. É uma maneira de educar os leigos no assunto e ainda atrair atenção para sua competência.

Ainda tem dúvidas se vale a pena investir nas redes sociais? Clique aqui para conferir o nosso artigo sobre o assunto.

Por que é importante seguir as tendências de marketing?

As estratégias de marketing não são fixas. Elas estão sempre se transformando para se adaptar às novidades tecnológicas e às mudanças da sociedade. O comportamento das pessoas se altera com o tempo e as técnicas de marketing médico devem acompanhar este fluxo.

O marketing está sempre se aprimorando com novas ferramentas e planos para ter o máximo de eficiência. Utilizá-las é o mínimo quando se deseja conquistar seu espaço no mercado.

Quer saber como colocar as melhores estratégias de marketing médico em ação? Nós somos especialistas em marketing com mais de uma década de atuação na área médica. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a ser visto e lembrado dentro e fora da Internet.