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Tiktok para médicos: saiba qual a melhor estratégia

Com o crescente desenvolvimento tecnológico na atualidade, podemos observar o quanto mudou o comportamento das pessoas. A acessibilidade da internet em dispositivos cada vez mais modernos — como celulares e notebooks — tornou a sociedade mais interconectada. Ao invés de ir até estabelecimentos físicos para conhecer algum determinado tipo de serviço ou produto, os usuários pesquisam e buscam tirar dúvidas a respeito de suas soluções na internet.

Percebendo essa mudança de comportamento, profissionais e marcas perceberam a necessidade de garantir uma presença digital, a fim de gerar competitividade. Quando se trata de médicos, não é diferente. No atual cenário, há diversas formas de chamar a atenção de usuários na internet para oferecer serviços médicos, e uma delas, são as redes sociais. Nesse quesito, percebemos o crescente movimento do TikTok, que acabou bombando durante a pandemia e atualmente é uma das plataformas sociais mais acessadas.

Com isso, percebemos profissionais e marcas criando perfis nessa rede para engajar com sua audiência. Entretanto, qual seria a melhor estratégia para médicos no TikTok? Confira nosso post de hoje e saiba tudo sobre o assunto.

Como funciona o TikTok?

Antes de tudo, o TikTok é uma plataforma focada exclusivamente na criação de vídeos. Antigamente, os vídeos tinham tempos de até 15 segundos, mas atualmente, é possível criar conteúdos com mais de 2 minutos. Como bem sabemos, o formato em vídeo é muito mais fácil para consumir do que conteúdos em textos. Esse é um dos motivos que a plataforma acabou se tornando pareada ao Instagram, garantindo em média 1 bilhão de usuários ativos.

Logo, para um médico que deseja explorar novos campos e conquistar novos públicos na internet, o formato de vídeo é muito mais interessante, e tende a ser um formato cada vez mais prioritário nas redes sociais. No TikTok, a tendência é que mais profissionais adentrem à plataforma para garantir conteúdos relevantes para o seu público.

Marketing médico: como utilizar o TikTok ao seu favor?

Entendendo a importância do TikTok nos contextos atuais, podemos encontrar algumas estratégias eficientes para que os médicos utilizem essa rede social para conquistar novos seguidores e futuros clientes. Vamos conferir algumas ações abaixo:

1. Ofereça respostas rápidas e simples

Diferentemente do que as pessoas pensam, os conteúdos do TikTok não são relacionados somente ao humor e entretenimento. Conforme dito, profissionais dispõem dessa plataforma para oferecer produtos e serviços. Por esse motivo, aposte em vídeos com perguntas e respostas rápidas e práticas. As pessoas tendem a abandonar vídeos muito longos, ou quando o conteúdo não é objetivo à necessidade. Portanto, seja prático e didático no envio de seus vídeos.

2. Destaque os espaços da sua clínica

Se tratando de marketing médico para redes sociais, especialmente o TikTok, pode ser fundamental considerar o ambiente da sua clínica. Em outras palavras, os vídeos curtos podem ser cruciais para valorizar algum espaço do seu ambiente de trabalho, seja a mesa de trabalho ou até mesmo o cantinho do café.

A proposta por trás desses detalhes é literalmente “trazer” o usuário para dentro do seu consultório, fazendo-o se sentir um verdadeiro paciente. Por esse motivo, antes de começar a gravar seus vídeos, ajeite o ambiente e o deixe bem confortável.

3. Demonstre autoridade

Para que os usuários percebam que você é um bom profissional, busque mostrar sua rotina de trabalho, bem como suas certificações e lugares que frequenta/frequentou para aprimorar seus conhecimentos médicos. Como dito, a proposta do TikTok é tornar o seu conteúdo mais íntimo para o usuário, fazendo-o se sentir parte da sua marca.

Mostre o seu dia a dia de forma estratégica e rápida, atentando-se aos detalhes que podem chamar a atenção das pessoas durante o vídeo, e consequentemente realizarem alguma ação, como te chamar no privado, compartilhar o vídeo ou fazer algum comentário.

4. Mostre o antes e depois de procedimentos

Para gerar ainda mais autoridade no ramo médico, pode ser interessante mostrar resultados de pacientes que se consultaram com você. Assim, as pessoas ficam ainda mais familiarizadas com seus métodos, e acabam adquirindo ainda mais confiança para contratar serviços de você. Provas sociais oferecem excelentes resultados ao marketing médico, especialmente em redes sociais.

Isso porque estamos submersos no imediatismo, e logo, as pessoas têm pressa para visualizar resultados. Logo, nada mais estratégico do que mostrar os resultados que as pessoas terão ao contratar seus serviços médicos.

Conclusão

Conforme vimos neste artigo, a internet está mudando a forma em que pacientes e profissionais da saúde se relacionam. Dessa forma, as redes sociais estão sendo cada vez mais utilizadas por profissionais da saúde para divulgarem seus serviços através de conteúdos relevantes para novos públicos. Portanto, invista no TikTok para conseguir uma audiência ainda maior, visando que se trata de uma rede social do futuro.

Agora que você já conhece as melhores táticas para divulgar seus serviços médicos nessa plataforma social, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e converse conosco.