E-mail Marketing – Utilizações e Benefícios

Existe um mito circulando nas redes sociais dizendo que o email marketing morreu, afinal ninguém mais abre a caixa de mensagens, não é mesmo? Esse tipo de informação não poderia estar mais equivocada e existem pesquisas, como essa da MediaPost, que comprovam isso: 

Existem cerca de 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. Estima-se que 92% das pessoas usam esse recurso, 61% delas diariamente. Além disso, 72% dos consumidores preferem o e-mail como canal de comunicação para empresas.”

Além de se tratar de uma ferramenta de marketing direto, muitas das vezes essa é  a única forma de contato que você terá com alguns dos seus consumidores. Esses números apresentam um bom argumento do porquê, ainda hoje, é importante manter uma boa comunicação através do email. Por isso no decorrer desse texto iremos apresentar 5 dicas do uso do email marketing para você implementar desde já no seu negócio.  

1. E-mail Marketing e o SPAM

Diferentemente do spam (mensagens indesejadas), é fundamental ao e-mail marketing o consentimento do cliente. Essa relação deve ser direta, ele mesmo escolhe por receber, ou se deseja continuar recebendo. 

2. Utilizações do E-mail Marketing

Seguindo esses princípios éticos, o e-mail marketing pode ser usado para comunicar o lançamento de promoções e ofertas, divulgar novos produtos e serviços, promover campanhas para aumentar a base de dados da empresa, pesquisas de satisfação e etc. 

Por ser um canal de comunicação direto com os consumidores o e-mail marketing também é bastante recomendado para envio de informativos, comunicados internos ou qualquer outro tipo de mensagem que a empresa precisa enviar para um grande número de pessoas. 

3. Benefícios do E-mail Marketing

A utilização do e-mail marketing vem com alguns benefícios, entre eles podemos identificar: 

  • Iniciativa: Ao invés de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo;
  • Interatividade: O cliente pode interagir imediatamente com a mensagem;
  • Segmentação: É possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária, cidade;
  • Personalização: A mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
  • Mensuração: Retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real. 

4. Tipos de e-mail marketing

  • Comerciais: Costumam ser mensagens mais visuais e objetivas com características de propagandas onde os usuários possam identificar as ofertas rapidamente. Tem foco maior no layout da mensagem;
  • Newsletters: Emails com conteúdo mais informativo, com o intuito de  aproximar o cliente a marca. As mensagens devem ter informações relevantes e de qualidade gerando interesse e fazendo com que cliquem na peça e sejam levados ao seu site ou rede social.
  • Transacional: Diferente do email comercial que são enviados em massa para um grupo de clientes o email transacional é um tipo de mensagem criada exclusivamente para cada um dos contatos. Esse  tipo de mensagem é bastante utilizado quando o usuário faz o cadastro no site, finaliza uma compra pela internet, ou até mesmo quando abandona um carrinho com itens.  
  • Nutrição de leads: É uma forma de estratégia de marketing que consiste no envio de uma série de emails com conteúdos relevantes para determinado público de modo que percorram o funil de vendas, facilitando  a sua conversão. 

5. Mensuração

A maioria das ferramentas de e-mail marketing possuem um sistema para acompanhar os resultados das campanhas em tempo real. Isso quer dizer que enquanto uma campanha é enviada é possível analisar quantas pessoas receberam, abriram, clicaram em algo na mensagem ou até quantas desejam, desde já, não receber mais esse tipo de mensagem. Essa resposta rápida é muito importante para agilizar o desenvolvimento de nova estratégias de acordo com o comportamento que se obteve dos consumidores. 

Não se esqueça!

Uma informação importante sobre disparos de e-mails é que devem ser realizados sempre pela mesma conta de e-mail, isso por que muitos sistemas hoje contam com autenticação de contas (ou filtros anti-spam) que exigem inserção de dados por seres humanos para garantir que não foram robôs que enviaram a mensagem. Trocando-se a conta será necessária nova autenticação, ou seja, retrabalho. 

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