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Marketing Médico: como melhorar a sua imagem nas redes sociais?

Todo profissional conhece a importância do marketing. Hoje, quando falamos neste assunto, não podemos deixar de lado a influência das redes sociais. Elas fazem parte do nosso cotidiano, são capazes de influenciar comportamentos e moldar nossos hábitos de consumo. Desta forma, o marketing médico nas redes sociais é um excelente recurso para preencher sua agenda com novos pacientes. Continue a leitura e descubra como.

Qual a importância do marketing médico?

O marketing médico nas redes sociais é o conjunto de ações feitas por um equipe, ou pelo próprio profissional, com o objetivo de melhorar sua imagem profissional. Dessa forma, é possível atrair novos pacientes, dialogar melhor com os pacientes antigos e também construir autoridade no seu nicho, trazendo mais confiança no trabalho desempenhado.

Com o passar do tempo, as redes sociais transformaram completamente nossos hábitos de consumo. Se antes elas faziam parte de um passatempo e eram voltadas para a vida pessoal, hoje, estar profissionalmente presente nesses canais é uma forma de se posicionar melhor no mercado. Afinal, quem não é visto não é lembrado.

As redes sociais são interessantes para o marketing justamente pelo caráter descontraído. Por meio de curtidas, comentários e conteúdo leve, médicos e pacientes podem se aproximar e estreitar suas relações. Além disso, a possibilidade de compartilhamento de postagens faz com que seu trabalho possa ser reconhecido por mais pessoas.

Quer saber como conquistar esses resultados? Continue a leitura.

Faça marketing médico nas redes sociais de forma estratégica

Muito além de apenas compartilhar seus horários disponíveis, tipos de consulta e rotina da clínica, o marketing médico nas redes sociais precisa ter estratégia. Há uma série de recomendações que ajudam a construir uma imagem potente neste meio. Descubra.

Tenha objetivos claros

O marketing nas redes sociais pode trazer uma série de retornos e por conta dessa diversidade, é preciso definir objetivos claros. Coloque no papel o que você deseja conquistar. Quer mais pacientes? Fidelizar os antigos? Se comunicar melhor sobre horários e forma de atendimento? Reconhecimento e autoridade na área? Promover parcerias com clínicas e outros profissionais? São muitas possibilidades!

Conheça seu público e converse com ele

A internet é um ambiente mais descontraído, contudo, isso não significa que a comunicação pode ser feita sem estratégia. Se o seu público é mais jovem, por exemplo, você pode aproveitar as gírias que eles usam, os memes e toda a cultura que esse público consome. Se o seu público é mais formal, é preciso transmitir mais seriedade, com termos técnicos, mas acessíveis para a compreensão.
A identidade visual pode te ajudar com isso. Tons neutros trazem seriedade para o conteúdo, enquanto as cores vibrantes deixam o tema mais descontraído. Pense em qual público você deseja atingir e considere esses detalhes ao se comunicar pelas redes.

Escolha em quais redes sociais deseja atuar

Há diversas opções para se comunicar nas redes sociais, tudo vai depender dos seus objetivos bem definidos e também do seu público. Quer conhecer mais sobre elas? Veja a seguir as principais e quando são recomendadas.

  • Instagram: é uma das principais redes sociais no momento. Por lá é possível aproximar profissionais e pacientes, uma vez que diversos médicos hoje possuem milhares de seguidores e engajamento no Instagram. Ideal para atrair visibilidade, construir autoridade na profissão e se aproximar dos pacientes de forma mais informal.
  • TikTok: ganhou grande visibilidade nos últimos anos, especialmente entre os jovens da geração Z. Muitos médicos possuem perfis por lá e compartilham detalhes sobre sua profissão de forma descontraída em vídeos curtos e engraçados.
  • YouTube: ideal para se aprofundar e produzir vídeos de qualidade, que podem ser disponibilizados em sites e blogs.
  • LinkedIn: rede social específica para assuntos profissionais. Ideal para conquistar reconhecimento e fazer acordos profissionais.
  • Facebook: apesar das quedas no uso nos últimos anos, ainda é a rede social com maior número de usuários. Permite campanhas patrocinadas e pode dialogar melhor com adultos e idosos.

Atenção aos conteúdos proibidos de acordo com o CFM

Apesar das redes sociais apresentarem ótimas oportunidades aos médicos, é preciso conhecer as limitações e proibições impostas pelo Conselho Federal de Medicina – CFM. Conheça algumas delas.

  • É proibido usar mensagens como “o melhor”, “com mais qualidade”, “o único que garante resultados”, entre outras. Qualquer mensagem com expressões que transmitam que aquele é o melhor profissional ou melhor clínica estão sujeitas a punições do CFM.
  • Divulgar informações e resultados enganosos, sem o devido amparo de estudos científicos que reconheçam a veracidade.
  • Fazer postagens destinadas à crianças e adolescentes.
  • Proibido divulgar imagens de antes e depois de procedimentos.

É importante conhecer as definições do CFM para que o marketing médico esteja de acordo com o conselho. Há uma série de restrições impostas à área da saúde que devem ser respeitadas, para o bem-estar dos pacientes e também para o reconhecimento do profissional.

O marketing leva tempo e a rotina dos médicos é bastante corrida. É por isso que contar com uma equipe especializada é a melhor opção para ter resultados efetivos e estar de acordo com o CFM. A Conectando Pessoas é uma agência especializada em marketing médico e está disposta a melhorar seus resultados nas redes sociais.

Quer saber como podemos te ajudar? Agende uma call conosco:

Conectando Pessoas

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