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Porque investir em Marketing médico?

A importância do marketing em todos os setores vem crescendo cada dia mais, com a medicina não é diferente. Em um cenário em que as pessoas são bombardeadas com informações e propagandas o tempo todo, e utilizam-se principalmente da internet para escolher profissionais, investir em marketing médico é essencial para se destacar de sua concorrência.

Ainda está em dúvida quanto a isso? Não se preocupe, preparamos este texto para esclarecer todas as suas questões. Entenda melhor do que se trata e o motivo de investir em marketing médico para o seu consultório. Confira conosco e boa leitura!

O que é marketing médico?

O termo ‘marketing médico’ refere-se a um conjunto de ações cujo objetivo é melhorar a imagem da clínica, consultório ou profissional perante os seus pacientes, além de atrair pacientes em potencial. Com isso, há um crescimento expressivo do estabelecimento, aumentando o faturamento e a projeção dos profissionais em seus respectivos campos.

O marketing médico pode ser feito de diversas maneiras e por diferentes canais. Porém, atualmente, o mais comum é que ele seja feito nas redes sociais e plataformas digitais. Isso pela internet ser a principal fonte de informação para os pacientes, especialmente aqueles que buscam um novo profissional.

Assim, é perceptível que o marketing digital pode trazer diversas consequências positivas para a clínica ou consultório. Confira a seguir quatro motivos pelos quais você deve fazer esse investimento.

1 – Aquisição de novos pacientes

Foi-se o tempo em que o médico poderia contar apenas com a propaganda orgânica online e offline (conhecida também como ‘boca a boca’) para atrair novos pacientes. Hoje em dia, com a abundância de profissionais no mercado, é preciso que os médicos busquem os pacientes, e não ao contrário.

Contar com um marketing médico efetivo é uma forma muito eficaz de trazer esses novos pacientes. A presença digital é especialmente oportuna, e um marketing bem-feito irá colocar o seu consultório em boas posições no ranqueamento dos principais mecanismos de pesquisa.

Para além do aumento do alcance, é essencial que as suas estratégias de marketing tragam o máximo de informações possíveis aos pacientes. Dados como forma de contato e endereço devem estar em evidência.

2 – ROI Significativo

É evidente que as ações de marketing geram um custo para o consultório. Porém, o Retorno sobre Investimento (também conhecido como ROI) costuma ser muito positivo, isto é, o valor investido no marketing médico costuma oferecer retorno e lucratividade. Assim, ele não deve ser visto como um gasto, mas como um investimento. Em geral, a receita trazida pela aquisição de novos pacientes costuma ser suficiente para cobrir os custos das estratégias de marketing.

Isso é especialmente verdade quando se trata do marketing digital. Essa modalidade costuma ser mais barata do que o marketing tradicional e oferecer um retorno que, além de ser efetivamente maior, é também mais mensurável. É possível acompanhar as métricas de blogs e redes sociais e perceber o que está e o que não está funcionando, ajustando assim as estratégias.

3 – Melhor experiência ao paciente

Quando um paciente procura um médico, ele geralmente está em uma situação em que precisa de conforto e segurança. Assim, é dever do consultório se preocupar com toda a jornada do paciente. O marketing médico ajuda também nessa parte, garantindo uma boa experiência e trabalhando na fidelização desse paciente.

Isso envolve, por exemplo, o cuidado com o consultório e com a sala de espera, que devem ser aconchegantes. Porém, há também estratégias de marketing digital que vão de encontro a essa busca por uma melhor experiência.

Um bom exemplo é a possibilidade de agendamentos online, muito mais prática para boa parte das pessoas. Outro exemplo seria o oferecimento de pós-consulta por meio do e-mail marketing, fazendo o paciente se sentir valorizado e com que ele queira voltar ao seu consultório em uma necessidade futura.

4 – Controle sobre a imagem digital

Não há como fugir: todos os profissionais atualmente possuem algum tipo de imagem digital, já que as pessoas costumam usar as redes sociais para reclamar ou (mais raramente) elogiar um serviço ao qual tiveram acesso. Caso você não invista no marketing médico, especialmente o digital, você não terá controle sobre essa imagem.

Assim, o investimento em ações de marketing também deve ser feito para garantir que a sua imagem digital será positiva. Com ações nas redes sociais e a utilização do marketing de conteúdo (baseado em textos informativos sobre a sua área), você terá certeza de que as informações que os pacientes encontrarão na internet serão as que você deseja.

E aí, percebeu as vantagens de investir no marketing médico? Então não perca mais tempo e comece a buscar soluções para o seu consultório. Entre em contato com a Conectando Pessoas para que possamos elaborar uma solução que te permita usufruir dos benefícios do marketing digital o quanto antes.